Vantagens e desvantagens do trabalho Home Office

Sem sombra de dúvida a expansão do trabalho home office, tem aberto uma nova gama de possibilidades de como as empresas podem trabalhar, se desenvolver e até se estruturar!


Atualmente, tudo é dinâmico, acelerado, rápido e prático e a modalidade HOME OFFICE caiu como uma luva e tem ganhada cada vez mais espaço.


E em tempo de Covid-19, várias empresas adotaram este tipo de modalidade e outras já foram desenvolvidas para aceitar esta forma de trabalho como é o caso do Social Home!


Por isso, no nosso post de hoje vamos apresentar a você as principais vantagens e desvantagens de trabalhar Home Office. Vamos lá?


PRINCIPAIS VANTAGENS DO HOME OFFICE




- Flexibilidade: a flexibilidade de horários é um ponto chave no home office, afinal é possível organizar seu tempo e realizar suas tarefas no momento em que se sente mais concentrado.


- Comodidade: trabalhar em casa tem a vantagem de ser muito mais cômodo, afinal não é preciso de deslocar até a empresa, utilizar transportes públicos ou gastar horas em um engarrafamento. Todo esse tempo que seria útil pode ser um fator determinante para melhorar a produtividade do funcionário.


- Qualidade de vida: com o tempo economizando no deslocamento e no horário de almoço, o funcionário pode aproveitar para melhorar a própria qualidade de vida, que é um fator essencial para ter uma boa produtividade. Praticar esportes, passear, passar mais tempo com a família, participar da vida de seus filhos, estudar outros idiomas, tudo isso pode ser conciliado de uma melhor forma trabalhando em casa.


- Economia: Seja para o empregador, seja para o empregado, a economia é um fator importante nesta modalidade de trabalho. Diversos gastos podem ser drasticamente reduzidos, sendo eles: manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes, transporte e outros.


- Conforto: Além de tudo, você ainda tem todo o conforto que sempre quis em seu escritório. Pode organizar o ambiente da forma que imaginar e propiciar assim muito conforto, que pode ser transformado em motivação para fazer os trabalhos da melhor maneira possível.


PRINCIPAIS DESVANTAGENS DO HOME OFFICE


- Perda da privacidade pessoal: ter a família por perto pode ser bom, mas também ser ruim. Ser chamado a todo instante para assuntos familiares no meio do trabalho não é legal.


- Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina: muitas vezes as pessoas não conseguem separar o momento de curtir a família do momento de se concentrar nas obrigações do trabalho.


- Ambiente de trabalho confinado (antissocial): sem interação pessoal, olho no olho, comunicação corporal, que pode transmitir mais informações que uma conversa ao telefone ou via Skype.


- Difícil sucessão, em caso de necessidade de transição: se você adoecer ou precisar tirar umas férias, não haverá ninguém para te substituir.


- Interferência de assunto domésticos nos assuntos profissionais: "me ajuda a concertar a TV", "Pai não consigo amarrar o tênis", "Mãe olhe meu brinquedo novo"


Apesar do home office apresentar vantagens como qualquer outro tipo de trabalho, podemos ver que ele não precisa ser uma grande dor de cabeça! Com paciência, com empatia e com o uso das ferramentas certas, podemos implementar essa prática de forma muito fácil, basta ter disciplina e comprometimento.


E então: pronto para se tornar a nossa Agente Social Home?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo