Por quê é tão importante argumentar com o seu doador?

🗣Em nosso post de hoje, vamos mostrar a vocês, nossas queridas Agentes Social Home, porque ARGUMENTAR é uma ferramenta tão importante para o SUCESSO do trabalho.


Argumentar bem é o mais precioso instrumento de vendas que conhecemos.


A boa argumentação, além de ajudar em nossa autoestima, nos dá um certo ar de autoconfiança. Mas, para ser um bom argumentador é necessário mais do que apenas querer. É preciso estudar, investir e se dedicar muito. É necessário extrair o aprendizado das raízes dos mais variados estilos de argumentadores. Ter instrumentos para surpreender, sem abrir mão do talento da oratória, sem, contudo, ter que possuir a voz estrondosa de um tenor de óperas.


✅Argumentar é a arte de influenciar pessoas com coisas que interessem a elas. É interagir e conseguir a satisfação mútua.




E, no processo de captar doação, a argumentação deve ser feita da mesma forma que um vendedor faz na hora de "vender" o seu peixe. Abordar de forma inadequada seu doador, não passar com clareza a sua mensagem ou aceitar passivamente o primeiro NÃO que recebe, podem comprometer todo o sucesso de captação de doadores.


Argumentar de forma clara, é fazer com que aquele NÃO se transforme em um SIM! Por isso, confira algumas dicas bem legais que preparamos para vocês usarem muito:


📍Ouça o interlocutor: Sempre após a abordagem, fica o espaço de resposta do interlocutor. Se ele não disser um SIM, ouça o motivo, atente-se aos detalhes, tente entender o porquê não é NÃO.


📍Conheça muito bem sobre o que está abordando, a causa a qual está pedindo a doação: Antes de iniciar as ligações, conheça muito bem a campanha divulgada, os benefícios que ela trará para a entidade, se empenhe em conhecer exaustivamente sobre a entidade em si, os atendimentos que oferece, quem são os assistidos, qual o custo deste assistido para a entidade.


📍Crie conexão com o interlocutor/doador: Uma das formas de argumentar é compartilhando fatos, por exemplo: Quando a pessoa não quer doar porque está com sua vida financeira comprometida, umas das formas de argumentar é comparando as situações como:

“É verdade Sr(a)____, entendemos que tem meses em que o orçamento da casa fica bem justinho né? Sabemos bem como é isso, aqui na entidade nossas despesas são bem maiores do que os recursos que dispomos, então a ajuda da comunidade é fundamental e, se, ao menos puder contribuir este mês com uma doação de R$20,00 iria nos ajudar muito. ”


Lembre-se: O bom argumentador sabe que esta arte faz parte da vida. Que o equilíbrio emocional no leva à vitória, pois sabemos a hora de começar e a hora de parar. Às vezes um toque a mais só vai complicar. Um toque de menos não fará andar.


Esteja, por fim, atento ao tempo. Utilize as palavras a seu favor, mas também a favor do outro. Mas saiba a hora certa para parar de falar! Este é o segredo.


Vamos praticar?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo