Como convencer alguém a doar?

🤔Um dos maiores questionamentos para quem trabalha com o terceiro setor é "Como convencer alguém a doar?" Para te ajudar a responder essa pergunta, preparamos este conteúdo!


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Para captar doações a primeira coisa que você tem que ter em mente é que não se trata de convencer! Isso mesmo.


Para iniciarmos uma boa estratégia de comunicação com o seu público, você precisa ter em mente de que não se trata exatamente de convencer as pessoas a doarem para a sua organização, mas sim atingir aquelas que já tem a predisposição e vontade de ajudar, mas não conhecem a sua organização.


Existem muitas pessoas que se encaixam perfeitamente no perfil de doador e se preocupam bastante com a causa social que você defende. Acontece que elas não conhecem a sua organização ainda e nem por onde começar a procurar.


Mas, o que fazer para fazer com que as pessoas conheçam minha ONG?


Basta seguir alguns pontos que levantamos abaixo:


👉1º Criar uma Jornada do Doador: A jornada do doador é um modelo utilizado para entender o percurso feito pelo doador até decidir doar para sua OSC. Com ela, você consegue saber o que fazer em cada etapa desse processo e quais as maneiras mais eficazes de atingir seus doadores de acordo com o que eles necessitam saber para se interessarem pela sua organização.


Entender esse procedimento alavanca as doações, pois a sua OSC começa a ficar mais próxima do público e chegar ao conhecimento de cada vez mais pessoas.


👉2º Criar o Funil de Doação: O Funil é a Jornada do doador observada pelo ponto de vista da organização, ou seja, um olhar mais estratégico relacionado a todo o processo de doação pelo qual as pessoas passam. Nele, imaginamos realmente um funil com o lado maior virado para cima. As pessoas que desconhecem o seu trabalho entram e vão passando pelas etapas de qualificação até que sobrem, ao final, as pessoas que realmente estão interessadas em ajudar e possuem um altíssimo potencial de se tornar recorrente.


👉3º Mapa de Empatia: O mapa da empatia serve para que você entenda como é o perfil dos doadores da sua OSC. Com ele, é possível entender os motivos pelos quais ele doa, quais as dificuldades que passa por estar ajudando, quais situações poderiam fazer com que ele parasse de doar e outras que aumentariam seu ticket médio.


👉4º Criar Conteúdo: Criar um conteúdo estratégico atualmente é o que mais chama a atenção do seu público e leva a sua OSC ao conhecimento dessas pessoas. As estratégias passadas anteriormente se intensificam cada vez mais com a utilização de um bom conteúdo que seja relevante e traga informações importantes para as pessoas.


Você pode utilizar várias mídias diferentes para criar um conteúdo e levar ele aos seus possíveis doadores. Mais que isso, devemos dizer até mesmo que na atualidade é essencial que a sua organização esteja presente nos canais da internet.



Por fim, devemos ter em mente que é muito importante que sua ONG entenda que não é necessário convencer ninguém a doar, pois existem inúmeras pessoas que estão interessadas em ajudar a causa social que você defende, só precisam saber como encontrar a sua OSC.

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